Remédios contra gripe e resfriado e os impactos nos dentes


resfriado

Olá! Como estamos no outono e logo vem o inverno, vou falar um pouco sobre os remédios e os impactos que eles causam nos dentes, tenho certeza de a maioria das pessoas que vão ler essa postagem fazem exatamente o que não deve ser feito.

Descongestionantes;

Os descongestionantes ajudam a combater a coriza, mas infelizmente podem diminuir o fluxo salivar também, consequentemente acarretando a proliferação de bactérias na boca piorando doenças periodontais já existentes e iniciar o processo de cárie nos dentes.

Felizmente, o uso dos congestionantes é temporário. Você pode tomar algumas precauções para evitar a boca seca durante o uso prolongado desses remédios. Beba bastante água para se manter hidratado e consequentemente a boca lubrificada. Você também pode usar pastilhas para tosse ou dor de garganta, mas escolha sempre produtos sem açúcar. Este assunto é discutido logo abaixo.

Pastilhas para tosse e dores de garganta;

Esses tipos de pastilhas são propositalmente confeccionados para dissolverem lentamente. Isso significa que você expõe sua boca ao açúcar por um longo período, sendo assim é indispensável que você opte por produtos sem açúcar.

A sacarose é um ingrediente muito comum nesses produtos e sabemos que é um inimigo dos dentes saudáveis. Se você usar produtos açucarados, faça a higienização oral regularmente para manter sempre limpo. Esse tratamento deve ser redobrado quando se tratar de crianças.

Xarope para tosse;

Os xaropes não são diferentes das pastilhas para dor de garganta e tosse, eles também possuem açúcar e podem contribuir para o desenvolvimento de cáries. Alguns desses medicamentos também podem conter álcool. O álcool como sabemos não é muito amigável da saúde bucal.

Suco de Laranja e Limão;

Suco de laranja, limão e outras frutas cítricas são responsáveis por desmineralizar o esmalte dos dentes. A acidez encontrada nessas frutas pode ser prejudicial aos dentes, se você não for cuidadoso. O suco de laranja é rico em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico para combater a gripe e resfriado. Procure beber esse tipo de suco durante as refeições e tome de uma só vez, a ingestão de pausada de sucos e frutas cítricas pode acarretar em um desgaste muito prejudicial ao esmalte dos dentes. Um suco rico em cálcio pode ajudar a fortalecer o esmalte do dente, equilibrando alguns dos riscos potenciais dessas bebidas.

CD. Felipe Amorim
Proudente - Clínica Odontológica

PROTECTED BY COPYSCAPE • DO NOT COPY