O que é flúor e qual a sua necessidade?


Creme Dentário

Sabemos que é um componente encontrado nas pastas de dentes e que protege os dentes, mas como isso acontece? É realmente necessário o consumo? Abordaremos todas essas informações e tentaremos esclarecer o máximo possível para que no final não reste nenhuma dúvida.

O que é fluoreto exatamente?

O fluoreto é um mineral incolor natural encontrado em toda superfície terrestre.  Ele pode ser encontrado na forma sólido, líquido e gasoso e, comprovadamente fortalece o esmalte dos dentes contra cáries, quando usado em doses certas. É por essa razão que o flúor é encontrado em alguns alimentos e água potável dos municípios.

Índice de CPO-D

Como o flúor fortalece os dentes?

O flúor protege os dentes de várias formas. Uma delas é fortalecendo a estrutura dentaria desde o 0 aos 7 anos, idades em que o desenvolvimento do esmalte está em atividade. O uso correto e quantidade moderada do flúor nesta fase tornam os dentes mais resistentes aos ácidos produzidos pelas bactérias.

As bactérias promovem a desmineralização, processo natural que ocorre após a ingestão de alimentos, principalmente da sacarose. O fluoreto ajuda na remineralizarão do esmalte, deixando-os mais resistentes do que de costume.

Quanto de flúor deve ser consumido?

Como comentado acima o flúor é encontrado em alimentos e água que bebemos, até mesmo de algumas nascentes naturais. A quantidade é recomendada varia muito de idade, sexo e se consome água fluoretada ou não. Em geral, mulheres de 14 anos em diante devem consumir diariamente 3 miligramas, já os homens da mesma fixa etária devem consumir 4 miligramas. Crianças de 4 a 13 anos devem consumir de 1 a 2 miligramas, já os bebês devem consumir no máximo 0,5 miligramas.

Quantidade de pasta na escova

Como posso ter certeza de que estou recebendo flúor suficiente?

A forma mais eficaz de receber a quantidade certa de flúor é escovando os dentes de 2 a 3 vezes ao dia com creme dental, ingerir em média 2 litros de água ao dia e usar enxaguantes bucais sem álcool. Garanta que, quando estiver escovando os dentes você atinja todos os dentes da boca com o creme dental, para que haja o processo de remineralizarão corretamente.

Alguns alimentos como ovo, peixe, leite e carne vermelha possuem em média 0,1 miligrama de flúor, mas é indicado a cada 6 meses você fazer uma avaliação no seu cirurgião dentista, pois as vezes será necessário uma dose de flúor concentrado.

Ficou alguma dúvida? Escreva a sua pergunta nos comentários.

PROTECTED BY COPYSCAPE • DO NOT COPY