Vamos falar sobre a diabetes?

Diabetes
Cerca de 13 milhões de Brasileiros vivem com diabetes atualmente.

A
diabetes é uma doença crônica, que afeta a capacidade do nosso corpo de controlar os níveis de glicose no sangue. Existem dois tipos de diabetes, a do tipo I que impede o corpo de produz insulina suficiente e o tipo II, faz com que o seu corpo não responde à insulina como deveria. Nos dois casos o paciente possui uma probabilidade maior de ter problemas de saúde bucal.

Qual a relação da diabetes com a saúde bucal?

Diabetes afeta sua saúde bucal de várias maneiras. Os pacientes portadores da doença são mais propensos a terem a boca seca, e com uma menor quantidade de saliva na boca, os dentes terão uma chance maior de adquirirem cárie. Boca seca também pode ser causada por
Xerostomia, infecções, úlceras e dor na cavidade oral.

Diabetes pode ser um incomodo para quem se submeter a cirurgias, pois retarda o processo de cicatrização e requer um cuidado redobrado no pós-operatório para evitar infecções indesejadas.

Ao fazer qualquer tipo de tratamento, informe o seu dentista sobre a suas condições de saúde. Isso o ajudará a tomar providências para evitar possíveis complicações, mas não esqueça que o paciente também deve colaborar seguindo as orientações do médico corretamente.
Embora quem possui diabetes tenha um facilidade de ter problemas com a saúde bucal, não é necessário ter desespero ou ficar desanimado, com os devidos cuidados e controle de açúcar no sangue você pode ter uma vida comum desde que faça uma boa higienização oral.

Ficou alguma dúvida sobre a diabetes? Mande sua pergunta!  (talvez vocês goste também da "Seis cuidados importantes com os idosos")

CD. Felipe Amorim
Proudente - Clínica Odontológica

PROTECTED BY COPYSCAPE • DO NOT COPY