Seis cuidados importantes com os idosos

Olá! Hoje vamos falar sobre um assunto muito importante, saúde bucal para idosos!
Sabemos que esse assunto é importante para todas as idades, mas quando se trata de pacientes com idade avançada o cuidado deve ser redobrado.

Gengivite
A doença gengival é mais comum conforme o envelhecimento, uma das formas de prevenção é fazer uma boa higienização na cavidade oral e visitar periodicamente o seu cirurgião-dentista para evitar que se torne uma Periodontite.
Mau hálito
Os idosos muitas vezes lutam com o mau hálito, o que pode tornar as situações sociais desconfortáveis. É importante entender que o mau hálito não é um sintoma isolado. Há uma causa subjacente que você precisa resolver.
A má higiene, boca seca e periodontite são os causadores mais comuns do mau hálito. Consulte seu dentista duas vezes por ano, escove bem os dentes, use fio dental e não se esqueça de higienizar a língua.
Cáries
Com o tempo, pode tornar-se mais fácil para as cáries se desenvolverem nos dentes. Isso coloca os idosos em maior risco. Consumir alimentos ricos em sacarose aumentará suas chances de obter cáries. Você pode ajudar a evitá-los, diminuindo os doces, refrigerantes e sucos industriais e fazendo uma boa higienização após as refeições.
Boca Seca ou Xerostomia
A boca seca, também conhecida como xerostomia, é causada por muitos medicamentos que os idosos tomam. Como cerca de 90% das pessoas com mais de 65 anos estão sob algum tipo de medicamento, a boca seca é particularmente comum nesse grupo etário. Infecções, alterações hormonais, alergias e passagens nasais bloqueadas podem levar à secura da boca também.
Perda dos dentes
Em média, os pacientes com mais de 65 anos têm 18,9 dentes restantes. Mais de 27% dos idosos não possuem dentes. O tabagismo e má higiene dental são os principais contribuintes para a perda de dentes nesta fase. Se você perder um dente, visite seu cirurgião-dentista o mais rápido possível, a procura imediata pode facilitar muito a reabilitação.
Cuidados com a Prótese (dentadura)
Retire suas próteses após cada refeição e lave-as para se livrar das partículas de alimentos. Escove suas dentaduras todas as noites e coloque-as em uma solução de limpeza para molhar. Escove suas gengivas suavemente com uma escova de cerdas macias para mantê-las limpas e saudáveis também.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco!

Ahh! veja também: Dentes do Siso

CD. Felipe Amorim
Proudente - Clínica Odontológica

PROTECTED BY COPYSCAPE • DO NOT COPY