Dicas de Higiene Bucal

Evite uma quantidade exagerada de doces e coma mais frutas!

1. Escove os dentes pelo menos duas vezes por dia (dois minutos é o tempo recomendado). Se você tiver dificuldades em usar uma escova de dentes manual, use uma escova de dentes eletrônica.

2. Use Fio Dental pelo menos uma vez à noite antes de dormir. A escovação sozinha não pode remover bactérias e partículas de alimentos entre os dentes. O fio dental ou outros auxiliares interdentários precisam ser usados para remover essas bactérias e restos de comida.

3. Limpar a língua com um raspador de língua ou escova de dentes pode ajudar a remover o mau hálito causado por bactérias e restos de comida na sua língua.

4. Use creme dental que contenha flúor, que ajuda a fortalecer os dentes e previne a cárie dentária.

5. A saliva contém minerais como flúor, cálcio e fosfato que ajudam a destruir as bactérias e re-mineralizar o esmalte dos dentes danificados. Além disso, possui propriedades antibacterianas que ajudam a controlar a população bacteriana.


6. Mantenha-se hidratado bebendo a quantidade diária recomendada de água. Evite bebidas como café, chá e álcool, pois são diuréticos que diminuem as funções de proteção da saliva.

7. Evite fumar, pois também pode reduzir o fluxo salivar. Além disso, fumar é um dos mais importantes fatores de risco associados ao desenvolvimento de periodontite, ou seja, uma forma grave de doença gengival. Além disso, fumar também pode diminuir a chance de sucesso de alguns tratamentos.

8. Evite comidas e bebidas açucaradas e ácidas. Se você tiver que lanchar, escolha uma opção mais saudável, como frutas e nozes. Eles são melhores para sua saúde geral e seus dentes.

9. Consulte seu dentista pelo menos duas vezes por ano. Qualquer sinal de doença bucal pode ser detectado mais cedo, prolongando a longevidade dos dentes.

10. A limpeza profissional de seus dentes por um dentista também deve ser feita regularmente para prevenir doenças bucais.

11. Troque sua escova de dentes a cada três meses ou mais cedo se suas cerdas estiverem danificadas.

12. Comer frutas e vegetais frescos não é bom apenas para a saúde; Também é bom para os dentes. As fibras dessas frutas ou legumes também podem ajudar a remover algumas bactérias em sua boca.


Gostou da matéria? Mande o seu comentário, estamos ansiosos para saber o que você achou!


CD. Felipe Amorim
Proudente - Clínica Odontológica

PROTECTED BY COPYSCAPE • DO NOT COPY