O que um dentista faz?



O cirurgião dentista realiza muitas funções importantes na manutenção da saúde oral. A promoção de saúde bucal e prevenção são as principais atividades desta área. Além disso, a odontologia em geral envolve desde tratamentos básicos que podem ser feitos em um consultório odontológico regularmente à casos complexos que podem ocorrer em hospitais e centros cirúrgicos. Tais procedimentos podem incluir restauração de um dente quebrado ou cariado, extração de dentes, limpeza, raspagem de biofilme e calculo dental, diagnósticos de doenças bucais e não bucais, próteses, cirurgias maiores como ortognatias e reconstrução facial.

Na promoção de saúde bucal os dentistas instruem os pacientes a praticarem escovações e o uso de fio dental regularmente, dando exemplos do risco que ocorrem com a falta de higiene.

Dentro da Odontologia existem especialidades específicas que exigem uma formação complementar, criando assim, experiência e conhecimento avançado de uma determinada área.

Exemplos de especialidades incluem:

Endodontia
-A área que se especializa no tratamento dos tecidos internos ou "polpa" do dente que é majoritariamente composta de nervos e vasos sanguíneos.

Ortodontia
- Alinhamento dos dentes e mandíbula; ou seja, os responsáveis por colocar aparelhos.

Periodontia
- Refere-se ao espaço em torno do dente, incluindo as gengivas e outros tecidos; responsável pela raspagem e a eliminação de doenças que causam a perda óssea.

Prótese
- A área relacionada a odontologia estética e a aparência dos dentes.

Odontopediatra
- Especializado no tratamento de dentes das crianças; podem trabalhar em conjunto com outros especialistas.

Existem muitas outras especialidades, mas não se preocupe, pois os cirurgião dentista saberá exatamente para quem te indicar.

PROTECTED BY COPYSCAPE • DO NOT COPY