Cuidados com a saúde bucal na gestação

Cuidados odontológicos na gestação

A gestação provoca alterações hormonais que aumentam o risco de desenvolver doenças na mucosa oral, que, por sua vez, pode afetar a saúde do seu bebê em desenvolvimento. Por isso é importante o cuidado dobrado durante a gravidez!

Algumas dicas importantes para a sua saúde e do seu bebê:

Antes de engravidar procure o seu dentista para realizar uma avaliação;
- Explique o seu plano de engravidar. Alguns tratamentos não são aconselhados durante a gravidez, então vamos prevenir antes de remediar.

Os 3 primeiros meses são muito importantes para o desenvolvimento do bebê, portanto informe o seu dentista sobre a gravidez;
- Tratamentos dentários durante o primeiro trimestre, 8º e 9º mês de gestação deve-se evitar, tanto quanto possível, exceto no caso de uma emergência. Esses meses são críticos no crescimento e desenvolvimento do bebê, sendo assim, quanto menos expor a mamãe em procedimentos que possam de alguma forma prejudicar o crescimento e desenvolvimento do bebê será melhor.

Ao conversar com o dentista, não se esqueça de dizer todos os medicamentos que você está tomando (incluindo vitaminas). Essas informações serão importantes para o dentista determinar um plano de tratamento.

Não deixe de usa fio dental, muito menos de ir ao dentista. A gravidez causa muitas mudanças hormonais que pode aumentar às chances de alguma doença periodontal, a mesma doença que pode ser um fator importante para uma possível gravidez prematura de baixo peso. Não quero entrar nestes detalhes, mas a gravidez prematura de baixo peso possui um risco relevante e sequelas permanentes graves.

Eai, você conhece alguém que teve complicação por causa de alguma doença periodontal? compartilhe conosco...

PROTECTED BY COPYSCAPE • DO NOT COPY